sexta-feira, fevereiro 18, 2005

LAUREADOS DO OLIMPO - GARCILASO DE LA VEGA

Entre 1498 e 1501: Nasce em Toledo.
1512: Morte do seu pai.
1517: Assiste em Valladolid à entrada oficial de Carlos V em Espanha. 1519: É condenado a três meses de desterro e a pagar 4.000 maravédis de multa pela sua participação numa desordem no Hospital de Núncio, em Toledo.
1520: É nomeado secretário do Imperador.
1520-1521: Nasce o seu primogénito, fruto de su relação com sua amante Dona Guiomar Carrillo.
1522: Viaja até Vitória para reclamar seus pagamentos atrasados. Acompanha a Corte em Valladolid, Burgos, Logroño, Pamplona y Fuenterrabía.
1523: É nomeado cavaleiro da Ordem de Santiago e gentilhomem da Casa de Borgonha. Participa na campanha contra Navarra e Fuenterrabía.
1524: Visita em Portugal seu irmão Pedro Laso. Provavelmente, conhece a Isabel Freire.
1525: Casa-se com Dona Helena de Zúñiga, dama de Dona Leonor de Áustria. É nomeado regedor de Toledo.
1526: Assiste em Sevilla à boda de Carlos V com Isabel de Portugal.
1526-1527: Nasce seu segundo filho (o primeiro de sua mulher Dona Helena de Zúñiga).
1527: Parte com a Corte do Imperador para Valladolid, onde se celebram as Cortes.
1528: Prolongada estadia de Carlos V em Toledo, onde se reunem as Cortes. Garcilaso compra em Toledo umas casas para sua residência. Morre seu irmão Fernando no assalto francês a Nápoles. Morre Baltasar de Castiglione em Toledo. Nasce seu terceiro filho, Iñigo de Zúñiga, que morrerá 27 anos depois lutando contra os franceses em Ulpiano.
1529: Redige o seu testamento em Barcelona, poco antes de embarcar com a Corte rumo a Itàlia. Nasce seu 4º filho, Pedro de Guzmán, que aos 14 anos professará no convento de São Pedro Mártir, em Toledo.
1530: Assiste à coroação de Carlos V em Bolonha como Imperador dos Romanos. No seu regresso a Espanha é enviado pela Imperatriz Isabel em missão diplomática à corte de França.
1532: Parte com D. Fernando Alvarez de Toledo para Alemanha. Nasce seu 5º filho, Sancha. É desterrado três meses para uma ilha do Danúbio por ter estado na boda de um sobrinho, não autorizada pela Emperatriz. O vice rei de Nápoles, Dom Pedro de Toledo, contrata-o como lugartenente da companhia de pessoal de armas.
1533: Viaja até Espanha com uma mensagem do Vice rei para Carlos V. Intervem em "la postrera lima" colaborando na tradução que faz Juan Boscán do "Il Cortegiano", de Baltasar de Castiglione.
1534: Nasce seu 6º filho, Francisco de la Vega, que morrirá ainda criança. Morre Isabel Freire de parto. Viaja para Espanha em missão do Vice rei de Nápoles. É nomeado alcaide de Ríjoles.
1535: Renuncia à alcaideria de Ríjoles. Participa na expedição a Túnez , contra Barbarroja.
1536: Campanha da Provença. É ferido em Le Muy (19 de setembro) e morre em Niza, vinte e cinco dias depois (14 de Outubro). Em 1538 sua mulher faz transladar os restos mortais de Garcilaso para Toledo, sendo sepultado na Capela do Rosário da Igreja de São Pedro Mártir).


SONETO VIII

De aquella vista pura y excelente

salen espirtus vivos y encendidos,
y siendo por mis ojos recebidos,
me pasan hasta donde el mal se siente;

éntranse en el camino fácilmente

por do los mios, de tal calor movidos,
salen fuera de mí como perdidos,
llamados d’aquel bien que ’stá presente.

Ausente, en la memoria la imagino;

mis espirtus, pensando que la vían,
se mueven y se encienden sin medida;

mas no hallando fácil el camino,

que los suyos entrando derretían,
revientan por salir do no hay salida.


Garcilaso de la Veja
In SONETOS