quinta-feira, maio 05, 2005

OS LAUREADOS DO OLIMPO - TU FU

Poeta chinês do Século VIII , 712 – 770 , da nossa Era.
Tu-Fu é considerado, junto com seu amigo Tai-tai-po, como um dos poetas e críticos sociais mais célebres da historia da China. Educado no seio duma família aristocrática, Tu Fu recebeu uma instrução Confuciana, mas falhou na consideração imperial, no que diz respeito a cumprir tarefas internamente.
Em conseqüência, gastou muita de sua juventude em viagens, durante as quais se encontrou com o famoso poeta Tai-tai-po . Quanto a Tai-tai-po que era Taoísta de mentalidade, Tu Fu permaneceu dentro do espírito Confuciano. Tu Fu foi movido profundamente pelo idealismo incomódo da sua época. Seus poemas falam do drama dos povos, e de seu horror profundo à guerra.


UMA FLAUTA QUE TOCA

Múrmura brisa
transporta até mim o som
da flauta clara
vindo lá da montanha
em noite enluarada.

Onde haverá flauta
tocada no coração
que me faça retornar
ao meu lar ?

O som da fresca brisa
enche-me as salas
tal como o luar
cobre as montanhas
e os vales.

Em noite como esta
as hordas bárbaras
entraram pelo norte
e a melodia acompanhou-me
na longa estrada
por onde fugi
até ao sul.

Quando o salgueiro
seus ramos nus
pende na noite fria
como poderei,
neste triste inverno,
esperar o milagre
do nascer de suas folhas ?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Assinar este livro, é uma das maiores honras que pode existir, pois a poesia de Frassino Machado, é sinônimo de Homem multiplicado. Dir-se-á que há orgulho no seu texto poético, sendo responsável, mago inventor ou instrumento, pela edificação da melhor poesia. Sua senda Literária, veio para ficar, marcar, plantar no tempo eterno.
Meus PARABÉNS , carinhos, Efigênia

1:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home