domingo, fevereiro 27, 2005

LAUREADOS DO OLIMPO - JOÃO DE DEUS

Nasceu em São Bartolomeu de Messines em 1830 e morreu em Lisboa em 1896.
Autor de "Campo de Flores", onde está reunida a sua Poesia, de grande beleza e sabor popular e satírico. Grande pedagogo, foi também autor da famosa "Cartilha Maternal" que serviu de modelo cultural, durante décadas, para o aprendizado das primeiras letras. No final da vida, os estudantes de Coimbra promoveram-lhe, em Lisboa, uma homenagem nacional, a que João de Deus, de uma janela da sua casa, à Estrela, respondeu em verso de improviso:
"Estas honras e este culto
bem se podiam prestar
a homens de grande vulto,
mas a mim? Poeta inculto,
espontâneo, popular?
É deveras singular..."

LÁGRIMA CELESTE

Lágrima celeste,
pérola do mar,
tu que me fizeste
para me encantar!

Ah! se tu não fosses
lágrima do céu,
lágrimas tão doces
não chorava eu.

Se eu nunca te visse,
bonina do vale,
talvez não sentisse
nunca amor igual.

Pomba debandada,
que é dos filhos teus?
Luz da madrugada,
luz dos olhos meus!

Meu suspiro eterno,
meu eterno amor,
de um olhar mais terno
que o abrir da flor.

Quando o néctar chora
que se lhe introduz
ao romper da aurora
e ao raiar da luz!

Esta voz te enleve,
este adeus lá soe,
o Senhor to leve
e Deus te abençoe.

O Senhor te diga
se te adoro ou não,
minha doce amiga
do meu coração!

Se de ti me esqueço
ou já me esqueci,
ou se mais lhe peço
do que ver-te a ti!

A ti, que amo tanto
como a flor a luz,
como a ave o canto,
e o Cordeiro a Cruz;

A campa o cipreste,
a rola o seu par,
lágrima celeste,
pérola do mar.

Lágrima celeste,
pérola do mar,
tu que me fizeste
para me encantar?


João de Deus
In CAMPO DE FLORES




1 Comments:

Blogger Frassino Machado said...

Lancei este Poema - para mim um dos mais belos da literatura portuguesa - com a intenção expressa de honrar e homenagear meu padrinho de baptismo, Pe. Benjamim Salgado, que o musicou com o mais fino gosto estético e que, frequentemente, eu interpreto ao piano para público exigente que gosta de apreciar música de qualidade. Benjamim Salgado, ilustre autarca de Vila Nova de Famalicão, nos anos sessenta, deixou uma obra notável como compositor lírico e sacro. Herdei dele o gosto e a paixão pela arte musical, a qual cultivo com o esmero possível, todas as vezes que tenho oportunidades para o fazer.
Frassino Machado

9:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home