OS LAUREADOS DO OLIMPO - MARCO AURÉLIO

Assim sendo, Marco Aurélio teria resolvido a questão enviando o co-imperador Vero como comandante das legiões situadas no oriente. Vero era suficientemente forte para comandar tropas, e ao mesmo tempo já detinha parte do poder, o que certamente não o encorajava a querer derrubar Marco Aurélio. O plano deste último revelou-se um sucesso - Lúcio Vero permaneceu leal até à sua morte, em campanha, no ano 169.
Marco Aurélio casou-se com Faustina a Jovem, filha de Antonino Pio e da imperatriz Faustina a Velha, em 145. Durante os seus trinta anos de casamento, Faustina gerou 13 filhos, entre os quais Cómodo, que se tornou imperador após Marco Aurélio, e Lucilla, a qual casou com Lúcio Vero para solidificar a sua aliança com Marco Aurélio.
Marco Aurélio faleceu em 17 de Março de 180, durante uma expedição contra os Marcomanos, que cercavam Vindobona (a actual Viena, na Áustria). As suas cinzas foram trazidas para Roma, e depositadas no mausoléu de Adriano.
Pouco anos antes de morrer, designou o seu filho Cómodo como herdeiro ( o qual foi o primeiro imperador a suceder a outro por via consaguínea, e não por adopção, desde o final do século I ), tendo ainda em 177 feito-o co-imperador. Muitos historiadores fazem coincidir o início do declínio de Roma com a morte de Marco Aurélio e a ascensão ao trono de Cómodo; diz-se até que a sua morte foi a morte da Pax Romana.
PENSAMENTOS
Nada sucede ao homem
que sua natureza não esteja preparada
para suportar.
É próprio do Homem sábio
amar também os que o ofendem.
Eles possuem a mesma natureza
que tu possuis e pecam por ignorância
e não por vontade.
Lembra-te de que dentro em pouco
estareis mortos tu e eles;
lembra-te, sobretudo,
de que mal nenhum te fizeram,
uma vez que não tornaram
a tua alma pior do que era.
Nunca houve época
em que não se lamentasse o presente
e aplaudisse o passado.
É sábio quem vive cada dia
como se fosse o último.
Os homens nasceram uns para os outros.
Ensina-os, pois, ou suporta-os.
Marco Aurélio, in MEDITATIONES
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home